Pró-labore, o que é?

Pró-labore, o que é?

Muita gente fala: mas ele é sócio da empresa, pode pegar dinheiro a qualquer hora. Em tese, as pessoas imaginam que seja A lá vontê, ou no bom português, à vontade, mas não é assim que funciona.
Ser sócio é ter deveres a mais com a empresa, motivar seus funcionários e doar uma boa parte do seu tempo para ela. Nesse período, ele desenvolve funções administrativas, planejamentos, atendimentos ou até mesmo o trabalho efetivo.
Mas ele faz isso por amor ao negócio dele? Pode ser que sim, mas ele precisa comer, vestir e fazer outras atividades além de trabalhar, e por isso, também recebe.
Assim como qualquer funcionário assalariado da empresa, o sócio recebe o pró-labore, que nada mais é que um salário pelas tarefas administrativas desenvolvidas dentro da empresa. Mas calma! Esse salário é estipulado de uma forma que não atinja as finanças da empresa.
Agora pensa comigo: o sócio quer comprar um carro e tira R$ 30.000,00 do caixa da empresa, sendo que esse dinheiro é para pagar os fornecedores e funcionários. Se a empresa é pequena, ela quebra, pois é um valor alto para uma empresa de pequeno porte.
Assim como em qualquer lugar, há regras dentro da empresa também. Essas regras são impostas para que o ambiente não fique sem controle e se torne uma bagunça.